Parceria Lithoespaço: saiba se paga IMI a mais

14-06-2017
Alguns dos critérios utilizados para calcular o imposto a pagar não são atualizados automaticamente e está nas mãos dos proprietários reivindicar a cobrança do valor justo.

É possível que as Finanças estejam a cobrar-lhe Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em excesso.

A DECO, desde que lançou o seu simulador Pague Menos IMI há 4 anos, no qual atingiu mais de 800 mil simulações, detetou perto de 81 milhões de euros cobrados indevidamente pelo Estado. Em média, cada consumidor pagou mais 100 euros do que deveria.

Porque o imposto é calculado em função do valor patrimonial tributário dos imóveis e as Finanças não o atualizam todos os anos, a grande maioria dos contribuintes acaba por pagar mais do que seria efetivamente devido. Em causa estão três coeficientes, que as Finanças poderiam atualizar automaticamente, mas que só o fazem quando o proprietário toma a iniciativa.

No entanto esta iniciativa por parte do proprietário requer conhecimentos técnicos que obrigam o contribuinte a recorrer a empresas de avaliação da especialidade que cobram valores que, em muitos casos, não compensam o trabalho.

Em alternativa, o contribuinte pode recorrer aos simuladores da DECO e da Administração Tributária, que obriga a um moroso trabalho de inserção dos dados dos seus imóveis – permitindo-lhe apenas saber quanto podia poupar, não intervencionado, de facto, para alterar essa situação.

 

Ativámos esta parceria por si

É na resolução deste problema apresentamos a parceria da Lithoespaço com o projeto “Baixar IMI”.

Como funciona?

  • A Bitlaw, através de tecnologias próprias desenvolvidas para o efeito em colaboração com a U-Consult, empresa de avaliação imobiliária, faculta uma plataforma online para submissão e processamento de Cadernetas Prediais para averiguação do correto valor do IMI;
  • O nosso portal foi desenhado para aceitar as Cadernetas Prediais (formato PDF extraído do portal das Finanças) dos condóminos sem necessidade de preencher formulários;
    – 
  • O portal lê a Caderneta Predial, recolhe corretamente os dados, analisa-os e verifica se é preciso reavaliar. Aqui surgem duas possibilidades:

1) Se não for possível/conveniente reavaliar (serviço grauito):
– Porque ainda não passaram três anos desde a última avaliação: neste caso o processo fica sob monitorização no nosso sistema e o proprietário irá receber um e-mail, na data certa, a notificar que deve repetir o processo.
– Porque o valor do IMI está corretamente calculado.
– Porque o valor do IMI beneficia o proprietário: o valor calculado pela Administração Tributária é inferior ao valor correto.

2) Se for possível reavaliar (porque o valor do imposto aplicado é superior ao devido):
– O cliente recebe a indicação que pode reavaliar e de qual o valor previsto de poupança de IMI (gratuito).
– O cliente receberá um orçamento com o valor a pagar à Bitlaw pelo serviço de preenchimento do pedido de reavaliação em formato eletrónico.
– Com o pagamento do mesmo receberá o ficheiro de Requerimento Modelo 1 do IMI devidamente preenchido e pronto para dar entrada no portal da Administração Tributária.

 

Como utilizar?

  • A Bitlaw disponibiliza um website para registo por parte do condómino e submissão e envio de Cadernetas Prediais para averiguação do correto valor do IMI.
  • O condómino carrega a Caderneta Predial do seu imóvel sem preencher formulários.
  • A Bitlaw, através do seu sistema encarrega-se da análise da Caderneta Predial, recolhe corretamente os dados e verifica se é possível pedir a reavaliação do imóvel e o valor de poupança estimado.
    – 
  • Assim que o Requerimento Eletrónico estiver pronto para download, o condómino recebe um e-mail onde estarão disponíveis as instruções para pagamento do serviço e entrega do mesmo no website das Finanças;

 

Qual a vantagem para os condóminos Lithoespaço?

Todos os condóminos de condomínios geridos pela Lithoespaço receberão um vale desconto para inserir no momento de pagamento que lhe dá direito a um desconto de 5% sobre o valor normal do serviço, que deve ser inserido no momento em que os mesmos optam pelo modo de pagamento.

Se quiser obter algum esclarecimento, contacte-nos diretamente.

Outras Notícias Recentes