Estendais nas fachadas: deixar de ver ou deixar viver?

25-07-2021
A vida num condomínio implica o cumprimento de uma série de regras de civismo e boa vizinhança. Porém, por vezes, surgem tópicos que dividem opiniões. Neste caso: o que fazer em relação aos estendais nas fachadas?

 

Estendais nas fachadas: mais estético ou mais prático

.
A temática dos estendais nas fachadas tem essencialmente duas frentes: a vida prática dos condóminos e a estética do condomínio.

Quando os edifícios não dispõem de áreas reservadas a este fim, os condóminos têm que encontrar uma solução prática para secarem a roupa. A mais comum é estender a roupa à janela. Os estendais nas fachadas, para além de uma solução económica, são a mais prática.

Porém, estender a roupa à janela pode ser algo incómodo para os vizinhos. A roupa pode pingar sobre as peças entendidas abaixo ou, no caso de peças de roupa de maior dimensão, tapar as janelas dos vizinhos.

Por outro lado, surge a questão estética dos edifícios e o impacto que os estendais nas fachadas tem sobre a paisagem urbana. Neste âmbito, ompete às câmaras municipais incluir um artigo no Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação que obrigue a criação de espaços dedicados à lavagem e secagem de roupa para cada fogo.

Mas o que pode o condómino fazer quando – face a falta de um espaço dedicado a este fim – tem roupa para secar? Instala entendais nas fachadas.

 

O que diz o Regulamento do Condomínio sobre os estendais nas fachadas?

.
Cada condomínio tem a autonomia para definir em assembleia quais as regras aplicáveis à boa vivência. Desde que essas medidas não entrem em conflito com a lei aplicável.

Muitos condomínios optam por proibir estendais nas fachadas. E, em caso de incumprimento, avançam com casos em tribunal contra o condómino faltoso.

Cada condomínio é único e tem um contexto muito específico. É por isso essencial que a análise do problemas dos estendais nas fachadas seja feita nos moldes concretos de cada condomínio. O alçado do edifício reflete a dinâmica real das famílias que o habitam e isso, por vezes, implicar ter estendais nas fachadas.

Outras Notícias Recentes