Pela segurança dos mais idosos: o que deve fazer no seu condomínio

21-06-2018
Garantir o bem-estar da população mais idosa é um dever de todos, em sociedade, sobretudo no que toca a facilitar as suas acessibilidades.

No seu condomínio, pode tomar algumas medidas e adotar alguns cuidados para que todos, dos mais novos aos mais velhos, se sintam confortáveis.

 

Atualmente, a lei já prevê algumas normas e regras na construção de edifícios que asseguram a sua adaptabilidade e acessibilidade mas, no que diz respeito aos mais antigos são os interessados os responsáveis por estas obras e transformações.

 –

Eis algumas medidas que podem ser avaliadas em reuniões de condomínios e alguns comportamentos muito simples a ser adoptados pelos condóminos e que tornarão muito mais fácil as rotinas dos mais idosos:

 

  • A instalação de cadeiras elevatórias, rampas de acesso e corrimões ou a substituição do pavimento por piso antiderrapante são algumas das alterações desejáveis.

 

  • A possibilidade de cedência de lugares de estacionamento mais próximos dos elevadores ou da entrada, de forma a facilitar a entrada e saída de pessoas com mobilidade mais reduzida, é algo que deve ser discutido e votado em assembleia de condóminos. 

 

  • Condomínios que tenham piscina podem substituir as escadas de alumínio por escadas de alvenaria, mais seguras, ou enchê-las um pouco mais de forma a facilitar a entrada na água.

 

  • No dia-a-dia, devem incluir-se pequenos cuidados, tais como evitar áreas pouco iluminadas ou uso de tapetes e utilizar sinalética acessível, e bem visível, a assinalar declives, obras e direções.

 

  • Em condomínios onde existam idosos a habitar sozinhos é importante que algum dos moradores reúna contactos de familiares ou amigos de forma a alertà-los em caso de emergência.

 

  • Caso o condomínio tenha porteiro, este pode ser uma figura importante na recolha das necessidades de condóminos mais idosos ou com acessibilidade reduzida e poderão, inclusivamente, estar previamente formados para lidar com esta população.

 

Se precisa de mais esclarecimentos ou de ajuda na implementação destas questões no seu condomínio, contacte a Lithoespaço.

 

LER MAIS ARTIGOS

Outras Notícias Recentes