Trata-se de algo que a população há muito aguardava – tem implicações diretas na qualidade do espaço público, na mobilidade dos cidadãos e na renovação do património urbanístico daquela que foi a via central da Expo’98.
Durante oito meses haverá alterações ao trânsito, com cortes parciais, na Alameda dos Oceanos – entre as Rotundas dos Vice-reis (cruzamento com Av. da Boa Esperança) e do Ulisses (cruzamento com a Av. Ulisses) – para permitir a execução das seis fases da obra.
A Alameda dos Oceanos estará assim sujeita a fortes condicionamentos de tráfego correspondendo às seis fases de intervenção. Como tal, desaconselha-se aos automobilistas a utilização deste eixo central do Bairro Parque das Nações como via de atravessamento, enquanto durarem as obras. No local, haverá sempre informação sobre as vias de circulação alternativas.
A empreitada é da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do projeto Pavimentar Lisboa 2015-2020 e conta com a colaboração da Junta de Freguesia do Parque das Nações.
A intervenção, que tem conclusão prevista para agosto de 2016, compreende uma importante reestruturação no esquema de circulação rodoviário, contemplando:
- a reconstrução do pavimento rodoviário
- substituição, por pilaretes, dos cubos em pedra que delimitam a ciclovia bidirecional atualmente existente
- ciclovia em ambos os sentidos, com pavimento adequado à circulação de bicicletas
- melhoria da acessibilidade pedonal, com reformulação das passagens de peões
- reorganização das zonas de cargas e descargas
- redefinição da paragem de táxis junto ao Casino Lisboa
Para mais informação consulte www.cm-lisboa.pt e www.jf-parquedasnações.pt, ou contacte pavimentarlisboa@cm-lisboa.pt .